Parlamentar disse à SIC TV que o recurso está na Seduc e deve ser aplicação em capacitação.
O deputado Ismael Crispin (PSB) concedeu entrevista à SIC TV para explicar as ações da Comissão de Educação e Cultura (CEC) para tentar evitar que Rondônia perca R$ 16 milhões em recursos do antigo Pronatec, denominado Nova Caminho pelo atual governo. Esse recurso deveria ter sido utilizado em 2019, mas isso não aconteceu.
O parlamentar esclareceu que o valor não foi utilizado devido à falta de projetos. Ele lembrou que o Estado é carente de investimentos e que não pode abrir mão de um montante considerável, que pode ser utilizado em capacitação profissional.
De acordo com Ismael Crispin, esses R$ 16 milhões são o saldo remanescente que ficou na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “É a tal coisa: se o Governo de Rondônia não quer, certamente tem que queira, por isso existe o risco de ficarmos sem esse recurso”, esclareceu.
Por conta disso a CEC decidiu se reunir extraordinariamente na próxima quarta-feira (18), às 15h30, para discutir essa questão. Existe a possibilidade de um representante do Ministério da Educação comparecer à reunião.
Na entrevista, Ismael Crispin explicou que o Tribunal de Contas do Estado já manifestou interesse em contribuir, e que os deputados querem a participação, no debate, de representantes da Unir, do Ifro, do Sistema S e da Seduc. “Convidamos o secretário de Educação para comparecer e esclarecer a razão de esse recurso estar parado. Já que a Universidade Federal de Rondônia, o Ifro e o Sistema S podem utilizar esse dinheiro para capacitar nossos professores, para ministrar cursos de capacitação profissional. O que não podemos é perder esse montante”, finalizou Ismael Crispin.
Texto: Laila Moraes-ALE/RO
Foto: Agencia Premium Serviços Digital LTDA