Edit

Ismael Crispin

E o meu mandato só tem sentido se eu conseguir transformar a vida daqueles que acreditaram e confiaram em mim.

Contate-Nos

Biografia do deputado Ismael Crispin

¡Fazendo o bem
acontecer para você!

Família

Ismael Crispin

Biografia

Nascido na cidade de Cascavel/PR, no dia 31 de maio de 1974, o deputado Ismael Crispin ganhou visibilidade política no município de São Miguel do Guaporé/RO na região da BR-429, cerca de 2. 500 quilômetros de distância da sua cidade natal.

A história do filho da dona Edithe e do senhor Ezequiel Crispin Dias é de muitas lutas e muitas conquistas também. Com apenas 1 ano de idade, deixou Cascavel rumo aos desafios de uma vida nova com os pais na cidade do Rio de Janeiro. Dez anos depois, chegou a hora de novas conquistas. Liderado mais uma vez pelo pai Ezequiel Crispin Dias e com seus 6 irmãos, a viagem dessa vez foi para a região Norte do Brasil, no Estado de Rondônia, em busca do novo El dorado, com a promessa de terras produtivas e com direito de posse.

Em Rondônia, Ismael Crispin e sua família foram acolhidos pela cidade de Cacoal no dia 09 abril de 1985. Lá, trabalhou como produtor rural, plantando arroz, feijão, milho e café. Aprendeu logo cedo a responsabilidade que a vida impõe para quem tem coragem de trabalhar. O seu interesse pela agricultura familiar, veio da sua experiência de vida.

Dois anos depois, mais uma vez seguiu sua família em busca de melhores condições de vida, dessa vez na cidade de São Miguel do Guaporé.  Com a compra de uma propriedade próxima ao Rio Preto, a família Crispin sofreu muito com a malária na época.

Em 1992, deixou o campo para buscar novas oportunidades na cidade, já que para estudar naquela época era necessário andar 10 km a pé. No mesmo ano conheceu sua companheira de vida na cidade de Rolim de Moura, Eliane Jerônimo dos Santos, com quem tem dois filhos, Nathanael Crispin dos Santos, nascido no ano de 1997 e Nickolas Henderson Crispin dos Santos em 2016, ambos nascidos em São Miguel do Guaporé

Estudos

Ismael Crispin

Começos na política

Para dar continuidade aos seus estudos, trabalhou em serraria, fazia diárias como gari e limpava a cidade. Sua vida sempre foi muito difícil, mas nunca desistiu. E quando a vida foi dando oportunidades, sempre escolheu aquelas que tivessem mais identificação com sua personalidade forte e ao mesmo tempo cheia de amor ao próximo.

Com o tempo adquiriu mais conhecimento e experiência, passando por diversas atribuições como; vendedor de consórcio; gerente de loja de motos; vendedor de confecções e gerente de supermercado. A política entrou na sua vida, no ano de 2009, após apoiar o candidato eleito a prefeito Ângelo Fenali. De imediato, Ismael Crispin foi convidado para ser o Secretário Municipal de Administração e Fazenda em São Miguel do Guaporé, sua carreira política deu os primeiros passos ali. Em 2011, Ismael Crispin entrou na lista dos 100 (cem) melhores secretários de administração do Brasil.

Em 2012, com a vontade de ajudar a cidade que lhe acolheu tão bem e todos os moradores, decidiu sair candidato a vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi eleito com 620 votos, sendo o segundo mais votado. O trabalho foi árduo, enfrentou severas dificuldades em seu pleito legislativo devido aos enfrentamentos que precisou fazer para mostrar que seu trabalho era justo e por todos.

Em paralelo com a vida política, Ismael Crispin que sempre teve o conhecimento como um combustível de vida, entrou na faculdade de Direito na Ulbra de Ji-Paraná no segundo semestre de 2014. Foram 6 anos de muita estrada e muitas noites em claro e ao final de uma longa trajetória, a colação de grau foi no meio de uma pandemia, sem a família e os amigos presentes, mas com a sensação de dever cumprido.

Trabalho

Ismael Crispin

Trajetória

Em 2016, foi reeleito, neste pleito, ocupou a presidência da Câmara Municipal de São Miguel do Guaporé. Dia a após dia, Ismael Crispin foi conquistando a confiança dos cidadãos de São Miguel e da região da BR-429.

A hora de buscar mais desafios chegou em 2018. Com intuito de lutar também pelos 52 municípios de Rondônia, Ismael Crispin saiu candidato a deputado estadual e foi eleito com 8.307 votos. Diplomado deputado estadual de Rondônia no dia 01 de fevereiro de 2019, assumiu como 1º secretária da Mesa Diretora para o biênio 2019-2020. Sua atuação como deputado tem como cargo chefe o fomento da agricultura familiar. Na região do Vale do Guaporé, foi responsável pela construção de salas de aula na Escola Deonildo Caragnato, melhorias no Bairro Novo Oriente, pavimentação asfáltica da rua Cecília, investimentos nas associações, melhorias das estradas vicinais, aquisição de ambulância UTI e tipo B, equipamentos para o hospital municipal de Seringueiras Fiorindo Vicensi, entre muitas outras ações.

No final de 2020, diante do recebimento de pedidos de cassação de mandato pela Casa de Leis, foi indicado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia, para presidir o Conselho de Ética Parlamentar da Casa até o dia 31 de janeiro de 2021.

Em fevereiro de 2021, foi eleito presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Rondônia para o biênio 2021-2022. Na ocasião, garantiu trabalhar por melhores condições de trabalho, realização de concursos, plano de cargos e carreiras e principalmente reconhecimento salarial. Atualmente é também membro das Comissões de Constituição e Justiça, Educação e Cultura, de Transporte e Obras Públicas, de Habitação e Assuntos Municipais e como 1º suplente nas Comissões de Agropecuária e Política Rural e de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, da Mulher e do Idoso.

Aparições públicas

Deputado Ismael Crispin

Galeria de imagens

Não perca nenhuma notícia Assine!

¡Fazendo o bem  acontecer para você!

Se inscrever

© 2021, Deputado Ismael Crispin. Todos os direitos reservados.