Preocupado com a falta dos serviços ofertados pelo Instituto Médico Legal (IML) e as diversas consequências negativas que a precariedade ofertada em alguns municípios de Rondônia está gerando a população, o deputado Ismael Crispin, indicou ao Governo de Rondônia, a necessidade de construir Núcleo Criminalístico (NUCRIM) no municípios de Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, São Miguel de Guaporé, Cacoal e Vilhena.
Segundo o parlamentar, no município de Ariquemes, já existe um NUCRIM, composto pelo Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) e que está atendendo os anseios da população. “Precisamos usar como espelho experiências positivas, ainda mais quando é necessário ofertar aos colaboradores, gestores e a população, serviços com qualidade, eficiência e eficácia. É uma questão de respeito aos direitos humanos, e quando falamos da falta de IML, estamos falando da dor das pessoas em momentos tão difíceis”, disse.
Segundo o parlamentar, as unidades podem ser construídas nos moldes do “Built to suit”, que vem sendo utilizado por instituições públicas, como por exemplo, a construção do Fórum Geral de Porto Velho, César Montenegro, localizado na Av. Pinheiro Machado, no Município de Porto Velho, trazendo economia para o Poder Público, viabilizando agilidade na construção.