Ismael Crispin chama atenção para preservação de heranças culturais nas colheitas de café

Na tarde desta terça-feira (17), durante seu discurso na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ismael Crispin (PSB) relembrou parte da sua infância com a família logo quando chegou ao Estado na década de 80 e destacou a importância desses momentos para a formação do seu caráter e do seu aprendizado.

“Estamos vivendo em um momento delicado, e a nossa grande pauta deve ser o fomento da economia nos mais diversos segmentos, principalmente na questão da agricultura familiar e do agro, responsável por grande parte do nosso PIB. Eu cheguei com meu pai, minha mãe e cinco irmãos e para sobreviver começamos a plantar café e sempre toda a família esteve envolvida no processo e isso nunca foi prejudicial para nenhum de nós. Hoje em dia, essa cultura familiar está comprometida, pois conforme o Ministério do Trabalho, os menores de 16 anos não podem ajudar suas famílias nas colheitas”, pontuou.

Segundo o parlamentar, Rondônia é o quinto maior produtor de café do país e o maior produtor da Região Norte e a manutenção do homem no campo deve ser priorizada. “A produção de café tem uma história e hoje estamos em plena colheita de café no Estado, e os nossos produtores estão assustados com as mensagens que receberam do Ministério do Trabalho e isso me preocupa muito, pois muitos desses jovens ao invés de estarem ajudando suas famílias, estarão ociosos, estarão nas ruas à mercê do mundo do crime. As nossas culturas e tradições precisam ser respeitadas”, disse Ismael.

Por fim, o deputado destacou que nas colheitas de café, os pagamentos são feitos por produtividade e que uma lata com 20 litros de café custa R$ 4,00, ou seja, o jovem que estiver ajudando a sua família pode fazer seus horários, trabalhar apenas um período e ainda conseguir uma diária de até R$ 200,00. “O campo pode ser muito dinâmico, e os jovens pode sim, ajudar suas famílias e estudarem sem prejuízos e ainda aprenderem valores que com toda certeza, ficarão perdidos nas ruas”, finalizou.

PRODUÇÃO: STUDIO MAX

Laila Moraess

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

¡Fazendo o bem  acontecer para você!

Se inscrever

© 2021, Deputado Ismael Crispin. Todos os direitos reservados.