Deputado estadual Ismael Crispin (PSB) em audiência pública sobre segurança das barragens em (RO), hoje (6) na Assembleia Legislativa, disse que a Comissão Temporária de Fiscalização desses empreendimentos minerais e energéticos, serão inspecionados à rigor. Pois a prevenção em salvar vidas e o meio ambiente de possíveis desastres será regra e não exceção. O 1º Secretário do Poder Legislativo Estadual, Crispin, advertiu os órgãos de controle quanto a brandura no posicionamento científico dos técnicos das empresas exploradoras dos recursos naturais no Estado.
De acordo com o legislador estadual Ismael Crispin, o parecer afável e a precariedade em alguns órgãos auxiliares do Poder Legislativo e do Executivo indiretamente colaboram com esses prováveis infortúnios de rupturas das barragens. Exemplo disto, foi com a barragem do garimpo de Oriente Novo, no final do mês de março. Segundo informações, há mais de 30 anos essa barragem estava fora de atividade. Porém, pesquisas e fiscalizações não foram realizadas para evitar o sinistro, que não fez vítimas fatais.
Após apresentação de prevenção de segurança das barragens realizado por um técnico da Santo Antônio Energia, o parlamentar estadual Ismael Crispin, parabenizou o profissional pelo amplo trabalho exibido em audiência pública. No entanto, é necessário prevalecer o contraponto técnico-científico. Sobretudo, referente aos impactos ambientais, que essas barragens de minérios e de produção de energia estão acarretando para a sociedade rondoniense.
– Queria eu sair daqui dessa audiência pública com todos esses dados positivos prevalecendo sobre os impactos desses empreendimentos em Rondônia. Faremos o possível com a comissão temporária das barragens para minimizar qualquer tipo de desastre futuro – Alertou o deputado estadual Ismael Crispin.
mapping.com.br – Provedor de Conteúdo