Lei que permite a criação, manejo e exposição de aves da raça mura é sancionada

Visando garantir o bem-estar e a preservação das aves da raça mura, em Rondônia, o deputado Ismael Crispin (PSB) apresentou no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia, o Projeto de Lei 1507/2021 que “dispõe sobre a criação, manejo e exposição de aves da raça Mura”. O PL foi aprovado pelos deputados e recentemente sancionado pelo governador de Rondônia, Marcos Rochas, sendo convertido na Lei Estadual nº 5.286, de 12 de janeiro de 2022.

Segundo Ismael Crispin, a finalidade da lei é assegurar aos criadores segurança jurídica, proporcionando-lhes a regular exploração econômica das atividades de criação, manejo e exposição dos animais; preservar a espécie com o seu rico potencial genético e promover o bem-estar dos referidos animais. “ Os criadores deverão seguir a lei e os devidos cuidados em relação ao bem-estar das aves. Eles terão apoio para participar de feiras e exposições, desde que sejam feitas em locais apropriados e ainda, que seja feita uma prévia comunicação aos órgãos ambientais competentes, responsáveis pela autorização”, disse.

O parlamentar aponta que a raça mura tem sido amplamente criada em todo território nacional e serve como banco genético para o desenvolvimento de outras raças, como, por exemplo, o Galo Índio Nacional, conhecido por Índio Gigante. “Esse galo, possui rusticidade, resistência a determinadas doenças e as mudanças bruscas de temperatura. Ele é dono de um potencial genético inesgotável e sua carne possui um saber típico, muito apreciado na culinária dos criadores, em especial no Estado do Pará, onde é consumido com tucupi e jambú”, disse.

Ismael ressalta ainda, que embora o país tenha hoje milhares de criadores que lutam pela preservação do valente galo mura. “Seus abnegados criadores enfrentam problemas oriundos da desinformação e da descriminação, isso porque se tem a visão errada e preconceituosa de que o galo combatente só serve para o combate, o que não representa a realidade”, esclarece.

Por fim, Crispin destaca que no contexto de busca por um padrão de produção orgânica, a avicultura nacional tem procurando na espécie cruzamentos necessários para o melhoramento genético com o fim de obtenção de raças com potencial comercial.

Laila Moraess

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

¡Fazendo o bem  acontecer para você!

Se inscrever

© 2021, Deputado Ismael Crispin. Todos os direitos reservados.