Na tarde desta segunda-feira (27), o deputado Ismael Crispin (PSB) fez a entrega, em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa, do Votos de Louvor para policiais civis do Departamento de Narcóticos (Denarc), pelos relevantes serviços prestados à segurança pública de Rondônia, e aos atletas do Projeto Tribo de Zion que participaram do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em Barueri, no Estado de São Paulo.
Compuseram o dispositivo de honra, o Secretário Adjunto de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado Hélio Gomes Ferreira, diretor do DENARC, o Delegado de Polícia Raimundo Mendes de Sousa Filho, a delegada Adrian Viero das Costa da 2º Delegacia de Repressão a Entorpecentes, Adrian Viero das Costa, o policial civil Rodrigo do Reis, Ce diretor financeiro da Federação de Jiu-Jitsu de Rondônia Wellington Moreira.
“É uma alegria estar aqui na tarde de hoje para homenagear esses profissionais que estão fazendo a diferença na nossa segurança pública e aos atletas do Tribo de Zion, meus parabéns pela brilhante participação no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em Barueri”, disse o parlamentar ao abrir a sessão.
Representando o presidente da Federação de Jiu-Jitsu, o diretor financeiro Wellington Moreira, fez questão de ressaltar o objetivo da federação. “Nosso foco é fomentar o Jiu-jitsu e ajudar esses meninos de projetos sociais e em nome do deputado Ismael Crispin, agradeço todo apoio político que recebemos”, disse.
Na oportunidade, o adjunto da Sesdec, delegado Hélio Gomes Ferreira, destacou a atuação do deputado Ismael Crispin como presidente da Comissão de Segurança Pública. “O senhor está sendo benção na segurança pública do nosso Estado e nos momentos que precisa cobrar a nossa atuação, não tem deixado de cobrar o que é necessário. O senhor tem sido uma mão forte e um grande amigo. Trago abraço também do secretário da Sesdec, Pachá e do Governador de Rondônia. A nossa polícia vem sendo tratada com muito carinho”, reiterou o delegado.
Segundo Ismael Crispin, com as ações realizadas pelo Denarc, já foi possível retirar de circulação cerca de 90 kg de drogas, tais como cocaína, maconha, skank, haxixe, MDAM, LSD e êxtase, lavraram 86 flagrantes, resultando na prisão de 128 indivíduos, dentre prisões em flagrantes e cumprimentos de ordens judiciais, que resultaram na apreensão de 30 Armas de fogo, 12.199 munições e 26 veículos, além de moedas brasileira e estrangeiras.
“O Delegado de Polícia Raimundo Mendes de Sousa Filho, atualmente diretor do DENARC, responsável pelos serviços realizados pelo departamento, desenvolve um brilhante trabalho com o apoio dos servidores que o integram, contando ainda com o apoio das Delegacias de Repressão a Entorpecentes”, pontuou.
Falando em nome da diretoria do projeto Tribo de Zion, o sensei Rodrigo Reis relembrou que desde quando o deputado Ismael Crispin conheceu o projeto, acreditou no potencial dos atletas. “Lá em Costa Marque ele me perguntou o que estávamos precisando e de imediato eu disse que o nosso sonho era participar do campeonato brasileiro e ele não mediu esforços para fazer acontecer. O nosso projeto é simples, sem fins lucrativos, que ensina crianças, adolescentes e jovens através de aulas de jiu-jitsu, em bairros periféricos nos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Cacaulândia”, disse.
Segundo Rodrigo, o projeto vai muito além da arte marcial. “Uma vez eu vi dois adolescentes usando droga, em plena luz do dia e o desejo de ajudar essas crianças nasceu no meu coração. Nosso objetivo não é só ensinar o jiu-jitsu, nosso objetivo é ensinar a essas crianças, que através do respeito aos pais, do empenho na escola, eles podem ir muito longe”, ressaltou.
Falando em nome dos homenageados do Denarc, o diretor Raimundo Mendes de Souza, fez questão de agradecer o deputado Ismael Crispin, pela honraria concedida aos policiais civis. “Fui diretor por dois anos do Delegacia Especializada e quando fui convidado para assumir o Denarc, logo eu já vi o tamanho do desafio que teria. Mas, graças a Deus o Denarc é composto de policiais que dão a vida para combater o tráfico. Estamos fazendo a nossa parte e o nosso dever. Esses policiais não têm hora para trabalhar e estamos sempre à disposição da sociedade e por essa razão agradeço a Deus e ao deputado Ismael”, relatou.
O proponente fez questão de ressaltar sua felicidade em poder estar proporcionando um dia marcante na vida dos homenageados. “Sessões como esta, acabam mexendo com os nossos sentimentos, ainda mais quando estamos homenageando dois segmentos interessantes”, disse.
Falando sobre o projeto Tribo de Zion, Ismael destacou que o projeto está realizando uma atribuição do Governo. “Através do projeto, vocês estão chegando, onde o Governo deveria estar e ainda de forma voluntariosa, o que faz a gente entender, que podemos sempre fazer mais. Hoje eu consigo enxergar, que o trabalho realizado pela Tribo de Zion, vai amenizar o trabalho do Denarc amanhã. Eu queria mais Rodrigos por aí e muito obrigado pelo desempenho de todos vocês no campeonato e espero que o Rodrigo seja o espelho de vocês e que vocês façam amanhã o que ele fez por vocês hoje”, enfatizou Ismael.
Ao falar dos homenageados do Denarc, o deputado recordou a amizade que vem construindo com os servidores da segurança pública ao longo da sua caminhada na busca de melhorias para o setor. “Fico feliz em ser o proponente desta sessão, pois vocês fazem um bem enorme a toda sociedade. Vocês estão fazendo um trabalho notório e o reconhecimento ofertado na tarde de hoje, não é do deputado Ismael Crispin, é do povo de Rondônia. Parabéns e obrigado por tudo que fazem, sabemos que o Estado não entrega tudo o que merecem, mas mesmo assim, a entrega de vocês é sempre 100% e que Deus encaminhe e cuide de vocês no dia-a-dia”, finalizou Ismael Crispin.
HOMENAGEADOS DO DENARC
Alan Ricardo de Amorim – Agente de Polícia
Angela Cardoso Rodrigues – Agente de Polícia
Arley Santos Lima – Escrivão de Polícia
Carla Almeida de Moura Frota – Agente de Polícia
Cicero Cavalcante de Sousa – Delegado de Polícia
Cleberson Gomes dos Santos – Agente de Polícia
Diorgenes Alexandre da Silva – Escrivão de Polícia
Elizangela Matias de Souza – Agente de Polícia
Eric de Lima Santos – Escrivão de Polícia
Francisco Cavalcante Guanacoma – Agente de Polícia
Halfe de Oliveira Santos – Agente de Polícia
Jailson Rodrigues de Oliveira – Agente de Polícia
Jarson Abiorana do Nascimento – Agente de Polícia
Jó Lopes da Silva – Delegado de Polícia
Jocy Ney Souza Dias – Escrivão de Polícia
Jose Maria Carvalho de Oliveira – Agente de Polícia
Katia Cilene Medeiros do Nascimento – Agente de Polícia
Lydiane Queiroz da Silva Melo – Agente de Polícia
Marcos Caliman Francisco – Agente de Polícia
Rafaela Beatriz Duarte Daniel – Agente de Polícia
Raimundo Mendes de Souza Filho – Delegado de Polícia
Rodrigo dos Reis Oliveira – Escrivão de Polícia
Rogerio Pimenta Pinto – Agente de Polícia
Rubens Ramos de Sousa – Agente de Polícia
Tayrone Gonçalves Ribeiro – Agente de Polícia
Vilberto de Aguida – Agente de polícia
Vilmar Francisco dos Santos – Agente de Polícia
Antonio Costa Sena – Servidor Federal
Coberliano Nogueira da Silva – Servidor Federal
Hugo Guilherme Correia – Servidor Federal
Vitorino Alves Gonçalves – Servidor Federal
Rodrigo Bruno Loyo Cadette – Servidor cedido
HOMENAGEADOS DO TRIBO DE ZION
Andrey Ribeiro Valente – Atleta
Darlan Neves Bezerra – Atleta
Eduardo Fernando da Costa Ventura – Atleta
Jaine Leiele Pereira de Souza – Atleta
Janaina Ferreira Brito – Atleta
Jesuílson Rocha da Sena – Atleta
Jhennifer Talia Gianizelli de Souza – Atleta
Luzia Yasmin Oliveira Farias – Atleta
Náddia Luana Leandra Santos – Atleta
Plínio Kayc Souza Frutuoso – Atleta
Rodrigo dos Reis Oliveira – Atleta
Rubens Guilherme dos S. de Lima – Atleta
Telma Carvalho de Souza – Atleta
Yarley Luam Leandro Santos – Atleta
PRODUÇÃO: STUDIO MAX